O termo é recente, começou a ser utilizado por geólogos e geomorfológos na década de noventa para descrever a variedade do meio abiótico Gray(2004). É díficil saber-se quando é que este termo foi referido pela primeira vez de acordo com o mesmo autor.
Algumas das primeiras utilizações parecem ter sido na Tansmânia (Auatrália) em estudos em que alguns autores realizaram sobre a geoconservação.
Relativamente à definição de geodiversidade, são vários os autores que têm dado a sua contribuição.
- Nieto(2001) definiu geodiversidade com sendo o número e variedade de estruturas e materiais geológicos que constituem o substrato físico natural de uma região , sobre qual assenta a actividade orgânica , incluindo antrópica.
- A Sociedade Real para a Conservação da Natureza do Reino Unido in Morris & Parkes(2004) refere que a geodiversidade consiste na variedade de ambientes geológicos , fenómenos e processos activos que originam as paisagens, as rochas, os minerais, os fósseis e outros depósitos superfíciais que possibilitam a vida na Terra .
- Gray (2004) definiu a geodiversidade como sendo uma variedade natural de aspectos geológicos (rochas, minerais e fósseis), geomorfológicos (formas de relevo, processos) e do solo.
Conclui-se que a geodiversidade não só inclui apenas a componente abiótica do nosso planeta, mas também a biótica.
À geodiversidade são atriuídos vários valores :
-Valor intrínseco ou existencial, valor associado à simples existência das coisas, (neste caso da geodiversidade) e não à utilidade que podem ter para o homem;
-Valor cultural, valor colocado pela sociedade em algum aspecto do ambiente físico devido, ao seu significado cultural e comunitário;
-Valor estético, valor associado a atractividade visual do ambiente físico;
-Valor económico, relacionado com a dependência na utilização de materiais geológicos.
-Valor funcional, valor utilitário no seu contexto natural e com o seu valor no suporte dos sistemas físicos e ecológicos;
-Valor científico e educativo, na medida em que a geodiversidade é imprescindível para a investigacação científica e para a Educação em ciências na Terra.
As ameças, acontecem devido as ocorrências de processos naturais, como a erosão fluvial e costeira, ou com acções humanas.
Gray (2004) salieta as ameaças humanas como a exploração de recursos geoloógicos , a expansão urbana, a gestão das bacias hidrográficas a florestação, desflorestação e agricultura , a colheita de amonstras geológicas para fins não científicas, as actividades recreativas e turísticas, os fogos, entre outras.
sexta-feira, 25 de dezembro de 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)